• Instituto do Cálculo Renal

Peniscopia , o que significa?


A peniscopia nada mais é do que o exame físico da região peniana e perineal com o auxílio de lupas de aumento . O objetivo é o de diagnosticar e caracterizar corretamente lesões e verrugas genitais.

Seu uso é muito difundido em pacientes com verrugas genitais . Neste exame buscamos achar lesões pequenas e subclínicas que passariam desapercebidas a um rápido exame a olho nu . Apesar do nome remeter ao exame do pênis são examinadas também áreas do períneo, região perianal e púbis. Regiões nas quais também podemos ter verrugas.

Muitos pacientes após achadas estas lesões ; podem optar por várias formas de resolução . A maioria destas lesões são causadas pelo papilomavírus humano ( HPV ).

A resolução pode se dar pelos vários métodos disponíveis. Aplicação em casa de algum medicamento prescrito e orientado pelo urologista ou pode - se optar por métodos realizados no consultório ou centro cirúrgico . No nosso serviço de urologia, fazemos a crioterapia e a cauterização . Cada método com suas vantagens e desvantagens.

Cada uma dessas abordagens são definidas em conjunto com o nosso paciente .

Por exemplo : muitas vezes o paciente possui um grande número de lesões penianas. Podemos iniciar com uma crioterapia , logo na sequência com tratamento local com pomada e depois quando tiver menos lesões fazemos uma cauterização menos agressiva .

Estamos à disposição para orientar no que for preciso .

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo