top of page
  • Foto do escritorInstituto do Cálculo Renal

Incontinência urinária

Atualizado: 23 de ago. de 2020

A incontinência urinária ( perda involuntária de urina ) é dentre as disfunções do trato urinário inferior a que acarreta uma das maiores perdas de qualidade de vida.


Antes de prosseguir no texto saiba que se trata de um informativo somente: informações mais detalhadas você deverá obter no consultório com o seu urologista.


Nos nossos artigos, vamos citar muito este termo: disfunções do trato urinário inferior. Este conceito engloba um leque enorme de doenças as quais têm como denominador comum: o desarranjo de algum aspecto relacionado ao ato de micção. Esta alteração além de afetar a qualidade de vida gera risco de dano global ao trato urinário.

Inicialmente, seu médico irá fazer a entrevista e perguntar todos os aspectos de sua vida que podem ser relacionados a esta perda urinária. As causas podem ser multifatoriais e apenas uma consulta não será o suficiente para o diagnóstico correto. Além disso, o tratamento definitivo muitas vezes requer um acompanhamento rigoroso e a melhora não se dá do dia pra noite. Depende, sobretudo, do engajamento e a sinergia entre médico e paciente.

Você terá “tarefas para casa” como, por exemplo, o diário miccional e o teste do absorvente. Ambos são usados para mapear seus hábitos urinários; como se dão as perdas ( horários e o modo como o “xixi se soltou” ) , a quantidade perdida, o quanto sua bexiga consegue encher de urina sem que você tenha quer ir ao banheiro etc.

Dependendo de alguns aspectos levantados durante as consultas, o doutor irá solicitar um exame chamado estudo urodinâmico. Obs: não iremos falar sobre o estudo urodinâmico neste artigo.

Basicamente, podemos perder urina devido ao esforço ( tosse, espirro, fazer força no abdome ) , devido a urgência ou uma combinação de ambos os mecanismos. A urgência consiste no desejo incontrolável de urinar mesmo estando a bexiga relativamente vazia. Quando este desejo faz com que o(a) paciente tenha perdas urinárias antes de chegar ao banheiro, denominamos urge - incontinência.

O tratamento consiste inicialmente numa série de mudanças de estilo de vida e, por vezes, medicamentos tópicos e orais. Você será encaminhado(a) ao profissional fisioterapeuta o(a) qual será pilar indispensável para a resposta satisfatória ao tratamento. Esta abordagem inicial é chamada de tratamento conservador, ou seja, tratamento multiprofissional que não envolve ato cirúrgico invasivo.


Neste artigo você aprendeu os conceitos de disfunção do trato urinário inferior e incontinência urinária. Soube da importância de acompanhamento médico contínuo e engajamento já que a melhora não acontece de maneira súbita.

Mais textos serão escritos ao longo do ano. Caso queria saber mais sobre o assunto entre em contato por e-mail, pelos contatos do WhatsApp ou pela área disponível no site.

Estamos à disposição e respondemos todas as mensagens.

Dr. Luiz Augusto Vieira de Castro

Urologista

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page