• Foto do escritorInstituto do Cálculo Renal

Cálculos renais , como prevenir ?

Após um episódio de cólica renal, muitos pacientes ainda internados ou em consultório nos perguntam : "Doutor ! Como faço para nunca mais sentir isso na minha vida ?!"

Vamos resumir :

1. Existem orientações gerais que servem para todos os pacientes. Seguindo essas orientações há uma diminuição considerável do processo formador da litíase ( pedra renal ).

2. Orientações específicas que dependem do estudo metabólico.

No estudo metabólico solicitamos urina de 24h e exames de sangue. Este estudo nos dará um mapa do seu metabolismo . Caso tenha uma pedrinha guardada; mantenha a mesma num potinho sem nenhum tipo de líquido ( seca ) já que a mesma pode ser analisada em conjunto com os exames supracitados.

Você pode formar cálculos se o seu rim "trabalha mal "o cálcio ficando muito cálcio na urina prontinho para agregar e formar pedrinhas.

Seu intestino pode absorver muito cálcio e no fim das contas seu rim também terá dificuldade de trabalhar esse cálcio excessivo vindo da alimentação; também ficando muito na urina.

Você pode ser produtor de ácido úrico e jogar bastante ácido úrico na urina gerando os cálculos de ácido úrico . A BOA NOTÍCIA : estes cálculos podem ser dissolvidos com medicação e acompanhamento médico adequado.

Temos os cálculos de fosfato, os cálculos de cistina e vários outros tipos !

Enquanto você não faz seu estudo metabólico com o seu médico, previna da seguinte forma :

1. Tomar bastante água

2. Diminuir o sal

3. Evitar consumo excessivo de carnes vermelhas

4. Evitar consumo excessivo de vitamina C

5. Consumir frutas cítricas ( limão, abacaxi etc. ) , pois o citrato presente nesses alimentos é um elemento que dificulta formar cálculos.

Sempre fique de olho no Blog do site, pois regularmente iremos abordar e aprofundar cada tema.