Próstata

A próstata é uma importante glândula do homem. Fica entre a bexiga e a uretra. Ela é a responsável por manter a continência ( segurar a urina ) e produz parte do sêmen. 
Pode ser fonte de diversas patologias. Muitas dessas doenças são extremamente comuns mas ignoradas pela maioria da população masculina.

 

Aumento Benigno da Próstata

Jato fraco, demora para finalizar a micção, gotejamento terminal. Não consegue segurar o xixi tendo que correr para o banheiro toda hora? Acordando mais de duas vezes à noite para urinar. Esses sintomas lembram alguma pessoa?!
Como você estaria, se não tivesse que acordar mais do que uma vez de noite para urinar, se o jato melhorasse e se não tivesse que urinar o tempo todo? Com certeza muito melhor, correto?
Setenta por cento dos homens que possuem sintomas do trato urinário inferior não procuram o urologista! Muitas vezes por receio, outras vezes por achar que seu problema é normal. Aceitam a piora do hábito urinário e muitas vezes quando procuram o profissional já estão em fase avançada, com alterações na musculatura da bexiga. Outras vezes evoluem para retenção urinária ( “ urina presa ” ) necessitando de sondagem vesical de demora.
O aumento prostático benigno conhecido popularmente como “próstata inchada” acomete grande parcela dos homens. À partir da quarta década de vida, a próstata aumenta o seu tamanho ao longo do tempo. Este aumento pode ser acelerado a depender da genética do indivíduo e outros fatores de risco.
A boa notícia é que o aumento prostático benigno possui tratamento. Quando tratado precocemente há 90% de chance de o paciente não precisar de procedimento cirúrgico.