Andrologia

A Andrologia é um ramo da Urologia que estuda os diagnósticos e tratamentos do sistema reprodutor masculino bem como trata da sexualidade do homem.
Disfunção erétil, ejaculação precoce e infertilidade são alguns dos exemplos de doenças estudadas pela andrologia.
Em algumas situações há uma intersecção de conhecimentos e práticas com outra especialidade médica: Endocrinologia.

Jogando futebol
Andrologia: Texto

Fimose, hipertrofia/excesso de prepúcio e frênulo curto

Como você está hoje?
Dificuldade de higienizar o pênis e jato fraco, pois a pele não abaixa?
Dor após a relação sexual trazendo constrangimento e queda da auto-estima?
Infecção na glande a qual provoca vermelhidão e ardor?
Dor no frênulo e fissuras/ “arranhados” nessa região ?
Esses e outros sintomas podem ser provocados pela fimose, excesso de prepúcio e frênulo curto.
A boa notícia:  é possível na maior parte dos casos tratar todos esses problemas com um procedimento cirúrgico antigo e bastante resolutivo. E o melhor: faz a cirurgia e vai embora para casa no mesmo dia!

Vasectomia

A vasectomia é uma antiga cirurgia na qual o objetivo é impedir que o homem volte a ter filhos. Ao contrário da laqueadura nas mulheres, a vasectomia não necessita de raquianestesia. Faz-se com anestesia local e o paciente vai embora para casa imediatamente após o procedimento.

Infelizmente há alguns " mitos " que ainda rondam essa importante cirurgia. Vamos esclarecer: a vasectomia não provoca distúrbios na ejaculação e muito menos disfunção erétil!

Andrologia: Texto

DAEM ( Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino )

A testosterona possui uma queda natural com a idade. Isso não é doença e não deve haver reposição hormonal! Infelizmente, vemos por aí reposições sem respaldo científico.
Entretanto, há situações em que a queda deste hormônio é muito intensa e abaixo do esperado para a idade. Isso pode levar à desânimo, quadros depressivos, perda de libido dentre outros achados.
Além disso, este déficit exagerado muitas vezes cursa com outras doenças como o diabetes , obesidade, dislipidemia dentre outras.

Check-up

Sabe-se que somente 30% dos homens procuram o médico para consulta de rotina. Por volta de 50% dos casos, a procura foi " por pressão" de familiares ou porque a esposa " marcou a consulta ".

Por estes e outros motivos, o sexo masculino morre mais do que o feminino.

Daí, vê-se a importância de se procurar um profissional para fazer a prevenção de doenças e promoção de saúde.

Muitas vezes o primeiro médico do homem é o urologista e estamos preparados para essa nobre missão: de conscientizar o homem sobre a necessidade de cuidar da sua saúde! Não se deve procurar o médico somente quando estiver " passando mal " .

Peyronie

A doença de Peyronie consiste na formação de fibrose/placas ao longo da circunferência do pênis. Normalmente se inicia em homens de meia-idade.
O quadro assusta muito, pois causa dor e deformidade progressiva a qual se expressa na curvatura do pênis em graus variados.
Há tratamento para as mais diversas fases da doença e os mesmos estão em constante evolução.

Varicocele

A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina. Consiste em veia dilatadas na região do testículo. Essas veias por vários mecanismos, ainda em estudo, provocam diminuição na produção de espermatozóides.
Há tratamento e o mesmo deve ser instituído o quanto antes.

Hipertrofia das Glândulas de Tyson

Esta é uma condição benigna e nada mais é do que glândulas mais desenvolvidas no sulco balano - prepucial ( " coroa da glande " )  as quais acabam sendo percebidas a olho nu.
Muitos homens se preocupam com uma doença sexualmente transmissível ou pensando na reação da ( o ) parceira ( o ) ao ter uma relação sexual.
Muitas vezes o grande desafio é tranquilizar o paciente sobre a normalidade da situação. Alguns , entretanto, optam pela cirurgia para fins estéticos.

Hematospermia

Refere-se à condição de presença de sangue no sêmen.  Ocorre, na maioria das vezes,  por condições inflamatórias da próstata e vesículas seminais. Quase sempre é benigno e não deveria causar maiores preocupações.

Andrologia: Lista