O que é incontinência urinária?
Incontinência urinária é quando perdemos a capacidade de controlar o momento mais conveniente para urinar e o xixi escapa ao nosso controle.
Essa condição só afeta mulheres?
Não. A incontinência urinária acomete ambos os sexos, em todas idades. É mais comum no sexo feminino, atingindo uma em cada quatro mulheres após os 50 anos de idade.
Incontinência urinária é sempre igual?
Não. Podemos dividir a perda involuntária de urina em dois tipos principais: incontinência de urgência e incontinência de esforço.
O que é incontinência de urgência?
É aquela em que quando bate a vontade, a pessoa tem que ir ao banheiro depressa. Se demorar muito, faz no caminho. Isso ocorre porque a bexiga não consegue acomodar direito o volume crescente, expulsando a urina antes da hora. É o que chamamos de bexiga hiperativa.
O que é a incontinência de esforço? É o mesmo que bexiga caída?
Aqui, o problema é no músculo da uretra ( canal da urina ). Ele não aguenta a pressão excessiva feita na bexiga por um esforço abdominal ( tosse, espirro, riso ) e então a urinaescapa. A bexiga caída pode estar relacionada ao problema mas não necessariamente é a causa dele.
Quais são as causas de incontinência urinária?
Algumas situações e doenças estão relacionadas com a perda de urina: gestações e trabalhos de parto, diabetes, doenças neurológicas, obesidade, sedentarismo, flacidez do períneo, menopausa, envelhecimento, entre outras.
Como é feito o diagnóstico desta patologia?
O diagnóstico é feito pela história , exame físico e estudo urodinâmico. Este estudo simula todo o processo de micção ( ato de urinar ). Primeiro uma sonda fina é introduzida da uretra até a bexiga. Depois, com a paciente sentada ou deitada, um aparelho monitoriza passo a passo o enchimento da bexiga. Ao atingir a capacidade máxima a paciente deve urinar para avaliar também o esvaziamento. Este é único exame capaz de fazer o diagnóstico preciso e propor o melhor tratamento para incontinência.
Como é feito o tratamento?
Quando é caso de bexiga hiperativa, o tratamento é com remédios, no sentido de "acalmar" esta bexiga. Quando a incontinência é de esforço, a terapia vai desde fisioterapia da musculatura do períneo ( nos casos leves ) até a cirurgia. Atualmente, a técnica mais utilizada é a de SLING ( faixa ou tipóia ), em que se coloca uma faixinha abaixo da uretra no sentido de conter a urina. As taxas de cura são superiores a 90%.
Mensagem final
Não é normal a mulher perder urina sem querer e a maioria dos casos tem cura ou controle efetivo. Tanto o estudo urodinâmico quanto a cirurgia de SLING são realizada no Instituto do Cálculo Renal.
Dr. Caio Flávio Castro e Macedo
CRM8837/RQE4115
ความคิดเห็น